Mundo

Veteranos lembram Dia D: "Estivemos nos postos de combate durante 80 horas seguidas"

Na quinta-feira, assinalam-se os 80 anos do Dia D, o dia do desembarque das tropas aliadas na Normandia. Essa operação militar levou à libertação da França do regime nazi e foi decisiva para a vitória dos aliados.

SIC Notícias

Oitenta anos depois, ainda há sobreviventes com uma memória precisa dos acontecimentos de 1944. Em 6 de junho desse ano, 160 mil soldados das forças aliadas atravessaram o Canal da Mancha em direção à França ocupada pelos nazis. Durante o desembarque na Normandia, mais de 4.400 militares morreram e 9.000 ficaram feridos ou desapareceram.

Fred Ayton tinha 18 anos quando, a bordo de um navio britânico, combateu os submarinos de Hitler. Sobreviveu e, aos 98 anos, será agora um dos 200 veteranos a comemorar os 80 anos do Dia D na França.

"Fiquei muito feliz por ter sobrevivido. E aqui estou eu agora, com 98 anos, ainda vivo. (...) Essa experiência fez de mim um homem", confessou.

No desembarque na Normandia, participaram vários países, mas a maioria das tropas veio do Reino Unido, Canadá e EUA. Muitos desses veteranos estão agora a atravessar o Atlântico novamente.

As celebrações na Normandia terão o seu ponto alto na quinta-feira e contarão com a presença de vários líderes mundiais, incluindo o presidente dos EUA, o presidente francês, os primeiros-ministros do Reino Unido e do Canadá, e o chanceler alemão. O Rei Carlos III e a Rainha Camilla também confirmaram presença.

Últimas