Os atores israelitas Idan Amedi e Lior Razar, mais conhecidos por Sagi Tzur e Daron Kavillio, respetivamente, na série da Netflix Fauda, trocaram os estúdios de gravação pela linha da frente dos combates entre Israel e o Hamas. Ambos recorreram às redes sociais para informar que se encontram a servir o país no conflito armado.
Se conhece a série Fauda já estará habituado a ver Idan Amedi e Lior Razar no contexto de combate. No entanto, desta vez as armas são reais, bem como o conflito.
Num vídeo partilhado pela página de Fauda, nas redes sociais, Idan Amedi aparece fardado com roupa militar e a empunhar uma arma enquanto refere que esta “não é uma cena de Fauda. Esta é a vida real”.
“Soldados chegaram aqui após o ataque do último sábado [dia 7 de outubro] . Quero que vocês saibam que nestes momentos difíceis, em que perdemos vários amigos, a nossa moral é alta. Estamos aqui para proteger as nossas crianças, as nossas famílias e a nossa casa”, diz o ator.
Lion Raz junta-se a grupo de voluntários
Também Lion Raz, um dos protagonistas de Fauda, está a servir o seu país. O ator recorreu à rede social X para informar que rumou ao sul de Israel para se juntar ao grupo de voluntários “Irmãos de armas”, que trabalha "incansavelmente para assistir a população no sul de Israel”. Lion Raz afirma também na mesma publicação que foi enviado para a cidade de Sderot para resgatar duas famílias.
No vídeo que acompanha estas palavras, é percetível que o ator está a abrigar-se de um ataque aéreo.
Esta não é uma situação desconhecida para o israelita, isto porque antes de ser ator integrou uma unidade de elite das forças especiais de Israel, tendo trabalhado como agente infiltrado na Cisjordânia.
Fauda estreou em 2015
Fauda é uma série israelita que se passa no Líbano e na Bélgica, tendo como pano de fundo o histórico conflito entre israelitas e palestinianos. Estreou em 2015 e conta já com quatro temporadas.