Mundo

Anthony Blinken defende que “civis não devem ser usados, de forma nenhuma, como alvos militares"

O secretário de Estado norte-americano garantiu que os civis de Gaza não serão alvo dos ataques israelitas e acusou Hamas de os usar como "escudos humanos" contra os bombardeamentos israelitas.

Daniela Tomé

Visivelmente emocionado na conferência de imprensa dada esta quinta-feira em Telavive, após reunião com o primeiro-ministro israelita, Anthony Blinken dá conta das “imagens terríveis” que lhe foram mostradas de bebés assassinados e queimados, que garante terem sido causadas pelo grupo radical palestiniano Hamas.

"Um bebé, uma criança, crivado de balas. Soldados decapitados. Jovens queimados vivos em carros... podia continuar, mas é simplesmente depravação da pior forma que se pode imaginar", disse o secretário de Estado norte-americano.

“Quando se vê isto [imagens] é impossível não pensarmos nos nossos, nas pessoas que amamos”, disse na conferência de imprensa.

Para o secretário norte-americano, a melhor palavra que descreve estas imagens é “esmagador” (em inglês “overwhelming”).

“Este é um momento para que tudo fique mais claro e para posições serem tomadas”, afirmou Anthony Blinken.

"Escudos humanos"

O secretário de Estado norte-americano garantiu que os civis de Gaza não serão alvo dos ataques israelitas e acusou o grupo islamita Hamas de os usar como "escudos humanos" contra os bombardeamentos israelitas.

"O Hamas continua a usar civis como escudos humanos, algo que não é novo, algo que sempre fez, colocando intencionalmente os civis em perigo para se proteger", disse Blinken numa conferência de imprensa em Telavive.

Blinken confirmou que discutiu com as autoridades de Israel as necessidades humanitárias da Faixa de Gaza, bombardeada pelo exército israelita, ao mesmo tempo que defendeu o direito de responder ao ataque mortal do Hamas.

"Discutimos formas de atender às necessidades humanitárias do povo de Gaza, a fim de protegê-lo, enquanto Israel realiza as suas operações de segurança legítimas para se defender contra o terrorismo e tentar garantir que isso nunca acontecerá de novo", disse Blinken.

O chefe da diplomacia norte-americana assegurou ainda ao Presidente israelita, Isaac Herzog, durante uma reunião em Telavive, que Israel ganhará a guerra com o Hamas, com recurso à ajuda dos EUA.

Últimas