Duas pessoas morreram, em Kiev, num ataque russo com mísseis, disseram esta quarta-feira as autoridades civis e militares da capital ucraniana.
"Infelizmente, segundo as primeiras informações, duas pessoas morreram na sequência da queda de destroços no bairro de Shevchenkivskyi, em Kiev (...). Uma outra pessoa ficou ferida", declarou o chefe da administração militar local, Sergei Popko, na plataforma de mensagens Telegram.
"Num edifício não residencial, (...) dois homens foram encontrados mortos", escreveu o presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko, na mesma plataforma, acrescentando que duas pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas.
As autoridades militares sublinharam que Kiev sofreu o maior ataque "desde a primavera".
"Ataque aéreo noturno. Kiev não assistia a um ataque tão forte desde a primavera. O inimigo lançou um ataque maciço (...), usando drones e mísseis", indicou Sergei Popko, dando conta que, "no total, mais de 20 alvos inimigos foram destruídos" pela defesa aérea ucraniana.
As autoridades civis e militares tinham anteriormente informado que destroços tinham caído nos bairros de Shevchenkivskyi e Darnytskyi, provocando incêndios.
A Rússia lançou a 24 de fevereiro de 2022 uma ofensiva militar na Ucrânia que causou, de acordo com dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e fez em 18 meses um elevado número de vítimas não só militares como também civis, impossíveis de contabilizar enquanto o conflito decorrer.