Os militares da Rússia repeliram um ataque com drones ucranianos no aeroporto da cidade de Pskov, no oeste da Rússia, afirmou o governador regional, Mikhail Vedernikov, na manhã de quarta-feira, através da rede social Telegram.
“As forças do Ministério da Defesa estão a repelir um ataque de drones a um aeroporto em Pskov. Informações mais detalhadas serão fornecidas após uma reunião do centro de crise, que presidirei pessoalmente”, escreveu o governador de Pskov no Telegram.
Segundo o governador, não há relatos de mortes.
Segundo a agência noticiosa russa TASS, também o espaço aéreo do aeroporto de Vnukovo, localizado a 28 quilómetros de Moscovo, esteve encerrado temporariamente.
"Na noite de 30 de agosto, uma tentativa do regime de Kiev de realizar um ataque terrorista por um UAV [veículo aéreo não tripulado] do tipo aeronave contra objetos na Federação Russa foi frustrada. Três veículos aéreos não tripulados ucranianos foram abatidos sobre o território da região de Bryansk e outro UAV sobre o território da região de Oryol", afirmou o Ministério da Defessa russo.
Os sistemas de defesa aérea russos abateram ainda um drone ucraniano sobre a região de Kaluga, disse o Ministério da Defesa russo.
Aeronaves destruídas
Segundo os serviços de emergência relataram à agência TASS, quatro aeronaves de carga pesada ficaram danificadas.
“Como resultado do ataque de drones, quatro aeronaves Il-76 foram danificadas. Um incêndio começou, duas aeronaves foram engolidas pelo fogo”, disse a fonte à agência TASS.
O aeroporto de Pskov cancelará todos os voos agendados para 30 de agosto para avaliar os danos, confirmou o governador da região de Pskov.
A agência RBC-Ucrânia relatou que se deram também explosões na Ucrânia, na cidade de Krivoy Rog, que fica a cerca de 400 quilómetros de Kiev.
As autoridades locais ainda não comentaram a situação, mas foi declarado um alerta aéreo na região.
Vídeos publicados pelos órgãos de comunicação russos mostraram uma espessa coluna negra de fumo sobre o aeroporto.
Estes estes órgãos citam publicações de moradores locais que ouviram explosões e tiros.
A caminho da Crimeia?
Também na madrugada desta quarta-feira, quatro navios militares ucranianos de alta velocidade foram destruídos por uma uma aeronave da aviação naval da Frota do Mar Negro, pertencente à frota russa. A confirmação foi dada pelo Ministério da Defesa russo.
Nas quatro embarcações encontravam-se cerca de 50 membros das forças especiais ucranianas.
Recorde-se que a Península da Crimeia, sob controlo russo, é banhada pelo Mar Negro.
[notícia atualizada às 01:13]