Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia utiliza novo corredor para exportar cereais no Mar Negro

Desde que a Rússia deixou o acordo para exportação de cereais, várias infraestruturas portuárias foram alvo de ataques. Zelensky acusa Moscovo de ameaçar a alimentação global.

SIC Notícias

A Ucrânia está a utilizar um novo corredor de exportação de cereais no Mar Negro. A primeira embarcação saiu do porto de Odessa, no sul do país, na manhã desta quinta-feira.

Esta quarta-feira, vários portos ucranianos no rio Danúbio, perto da fronteira com a Roménia, foram alvo de bombardeamentos russos. Voldymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, acusa a Rússia de ameaçar a alimentação global.

“Atacam as nossas infraestruturas usadas para garantir não só a nossa segurança alimentar, como a de todo o mundo. Em apenas um mês após a tentativa russa de acabar com a Iniciativa dos Cereais no Mar Negro, o ataque de hoje [quarta-feira] e já o sétimo grande ataque dos russos”, afirma o Presidente ucraniano.

Zelensky afirma ainda que cada ataque russo” aos portos ucranianosé um golpe nos preços munidas dos alimentos” e “um golpe na estabilidade social e política de África e da Ásia”.

No terreno, Kiev reclama avanços na região de Donetsk. Garante, no entanto, que caças F-16, produzidos nos Estados Unidos, não serão utilizados este ano.

Últimas