Gaza

Cinco palestinianos mortos em dois ataques israelitas em Gaza

Cinco palestinianos foram mortos hoje  em ataques israelitas no centro da Faixa de Gaza, segundo os serviços de  emergência locais. Duas pessoas foram mortas num ataque "contra uma motorizada no campo  de al-Maghazi" e três cadáveres foram retirados dos escombros da "mesquita  de al-Qassam, bombardeada por aviões", no campo de Nuseirat, disse à agência  France Presse o porta-voz dos serviços de emergência palestinianos, Ashraf  al-Qodra. 

As vítimas eram todas do sexo masculino, com idades entre os 19 e os  56 anos, precisou. 

Durante a madrugada de hoje, a aviação israelita atacou cerca de 30  alvos em diferentes pontos da Faixa de Gaza, em resposta ao disparo de 60  'rockets' contra território israelita, segundo um porta-voz militar israelita  citado pela agência EFE. 

A violência em Gaza prossegue depois da rutura, na sexta-feira, de uma  trégua de 72 horas mediada pelo Egito. 

Dirigentes do movimento radical Hamas acusaram Israel de ignorar as  exigências palestinianas para um cessar-fogo duradouro, entre as quais o  levantamento do bloqueio a Gaza, a libertação de presos palestinianos e  a construção de um porto e de um aeroporto na Faixa de Gaza. 

Israel, por seu lado, recusou negociar enquanto prosseguirem os ataques  do Hamas contra território israelita, tendo ordenado o regresso da delegação  israelita que participava nas negociações no Cairo. 

Lusa

Últimas