Numa breve declaração na Casa Branca, Obama considerou hoje que "Israel já provocou dados suficientes à infraestrutura terrorista do Hamas em Gaza", acrescentando que enviou o chefe da diplomacia de Washington à região para "impor o fim imediato das hostilidades".
"A nossa prioridade e a prioridade da comunidade internacional consiste em obter um cessar-fogo para pôr termos aos combates e preservar a vida dos civis inocentes", assinalou ainda.
No entanto, o chefe da Casa Branca reconheceu que "o trabalho não será fácil, devido às enormes paixões envolvidas e às dificuldades estratégicas", mas assegurou que o responsável pela diplomacia de Washington "fará tudo ao seu alcance".
Kerry está a caminho do Cairo para apoiar as iniciativas do Egito destinadas a tentar garantir o fim da ofensiva militar israelita em Gaza, desencadeada em 8 de julho e com um balanço de mais de 530 palestinianos mortos e 3.000 feridos, na maioria civis.
Do lado israelita, as baixas são sobretudo nas fileiras do exército, com 18 soldados mortos desde o início da ofensiva terrestre. Dois civis também foram mortalmente atingidos pelos disparos de 'rockets' palestinianos sobre Israel.
Lusa