Europeias 2024

Primeiro-ministro vota antecipadamente "para dar o exemplo"

Luís Montenegro destaca ainda a importância do voto em mobilidade, que vai permitir aos portugueses que votem em qualquer sítio do país no próximo domingo.

Ana Rute Carvalho

O primeiro-ministro Luís Montenegro votou este domingo para as europeias para "dar o exemplo", uma vez que o dia das eleições acontece em véspera de feriado, o que pode levar menos portugueses às urnas.

O chefe de Governo votou por volta das 09:40, em Espinho, onde reconheceu aos jornalistas a importância do voto em mobilidade. Os eleitores vão poder votar em qualquer sítio do país no próximo domingo.

"Portanto, queria também aproveitar esta ocasião para dizer às portuguesas e aos portugueses que no próximo domingo, estejam onde estiverem, desde que estejam munidos do seu documento de identificação civil, podem dirigir-se a qualquer mesa de voto no país para exercer o seu direito de voto", disse.

Montenegro destacou ainda o aumento do número de eleitores que se inscreveram para votar antecipadamente, em comparação com as últimas eleições, e falou também sobre as limitações do dia da reflexão, algo que não se impõe este domingo.

"É preciso refletir sobre esta diferença, uma vez que há cada vez mais gente a votar antecipadamente."

Mais de 252.000 eleitores podem votar este domingo antecipadamente para as eleições europeias, de 9 de junho.

Segundo os dados do Ministério da Administração Interna, 252.209 eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente. Em comparação com as últimas legislativas, há cerca de mais 44 mil eleitores inscritos para o voto antecipado, o que equivale a um aumento de 20%.

Últimas