Mais de 252.000 eleitores podem votar este domingo antecipadamente para as eleições europeias, de 9 de junho. O Presidente da República e o primeiro-ministro, que tinham apelado à inscrição nesta modalidade de voto, também votam hoje.
Segundo os dados do Ministério da Administração Interna, 252.209 eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente. Em comparação com as últimas legislativas, há cerca de mais 44 mil eleitores inscritos para o voto antecipado, o que equivale a um aumento de 20%.
A Comissão Nacional de Eleições antecipa um dia de ida às urnas tranquilo. A expectativa é de que as autarquias consigam responder à afluência.
Os eleitores recenseados vão poder votar uma semana antes das eleições europeias. Caso o eleitor se tenha inscrito, mas não consiga exercer o direito na data prevista, poderá votar no próprio dia das eleições, a 9 de junho.
Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro tinham apelado à inscrição nesta modalidade de voto, nestas eleições, que decorrem na véspera de um feriado e em tempo de férias para muitos portugueses.
Mais de 10,8 milhões de portugueses são chamados a votar para as eleições europeias, onde vão escolher 21 dos 720 eurodeputados. Em Portugal, 17 partidos e coligações concorrem às eleições: AD, PS, Chega, IL, BE, CDU, Livre, PAN, ADN, MAS, Ergue-te, Nova Direita, Volt Portugal, RIR, Nós Cidadãos, MPT e PTP.
A modalidade de voto antecipado em mobilidade entrou em vigor nas eleições de deputados portugueses ao Parlamento Europeu em 2019.