Há cerca de mais 44 mil eleitores inscritos para o voto antecipado, nestas eleições europeias, em comparação com as últimas legislativas. Os dados provisórios indicam que foram 252.209 eleitores que se inscreveram para votar antecipadamente nas eleições europeias, que, em Portugal, decorrem a 9 de junho.
Em relação ao último ato eleitoral a nível nacional, as eleições legislativas de 10 de março – quando se registaram 208.007 inscritos -, há um aumento de mais de 20% dos eleitores inscritos para esta modalidade de voto
Até às 23h59 desta quinta-feira, dia 30 de maio – a data-limite para os cidadãos poderem inscrever-se no voto antecipado – estavam registados 252.208 eleitores.
Os eleitores recenseados vão poder votar antecipadamente no próximo domingo, dia 2 de junho, uma semana antes das eleições europeias. Caso o eleitor se tenha inscrito mas não consiga exercer o direito na data prevista, poderá votar no próprio dia das eleições, a 9 de junho.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tinham apelado à inscrição nesta modalidade de voto, nestas eleições, que decorrem na véspera de um feriado e em tempo de férias para muitos portugueses.
[Notícia atualizada às 19:09]