Europeias 2024

Europeias: Marcelo e Montenegro mostram (em vídeo) como é fácil a inscrição no voto antecipado

A precisamente duas semanas das eleições europeias, abriram este domingo as inscrições para o voto antecipado. Uma ferramenta que pode ser útil para quem no próximo dia 9 de junho, véspera de uma semana de feriados, estiver fora da área de recenseamento. E para provar como é fácil fazer a inscrição, o Presidente Marcelo e o primeiro-ministro Luís Montenegro juntaram-se no Palácio de Belém, para dar o exemplo.

Ana Lemos

Quem melhor do que duas das maiores figuras do Estado, sentadas à mesma mesa, para explicar como “é fácil” fazer a inscrição no voto antecipado para as eleições europeias. A máxima do Presidente Marcelo é a de que “não deixe para amanhã o que podem fazer hoje”, ou melhor até ao próximo dia 30 de maio.

No vídeo, partilhado no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro fazem a sua inscrição, como aliás ambos tinham anunciado que iriam fazer (votar antecipadamente), para todos os portugueses verem.

"Estamos aqui, o sr. primeiro-ministro e eu, no Palácio de Belém, a mostrar-vos como é fácil fazer isto. Uns podem fazer por telemóvel, é mais rápido” e terá sido, apesar do telemóvel antigo do Presidente, como Marcelo fez a sua inscrição.

Mas para os que não querem, Marcelo dá outra opção mas opta por passar a palavra ao chefe do Governo porque, diz, “tem o poder Executivo".

É então que Montenegro entra em ação. “É muito fácil”, garante, indicando depois que “é ir a www.votoantecipado.pt e é só preciso preencher com dois elementos”: o número do Cartão de Cidadão (ou outro de identificação civil) e a data de nascimento.

A promessa é a de que “em menos de um minuto, e de forma muito intuitiva, ficam inscritos [para ir votar no próximo dia 2] e recebem a confirmação”.

"Não percam a oportunidade porque deitar fora um voto é no fundo deitar fora a democracia", insiste o Presidente Marcelo, fazendo mais um apelo à ida às urnas no próximo dia 2 de junho.

E não se esqueça, caso não consiga ir votar antecipadamente, pode ir no próprio dia, sem necessitar de apresentar quaisquer justificações. Além disso, também no dia das eleições - 9 de junho - os cidadãos podem votar em mobilidade, ou seja, em qualquer mesa de voto em Portugal ou no estrangeiro.

Últimas