Vídeos

Os elogios de Martínez a Bruno Fernandes e os 644 golos do polaco Lewandowski

A caminho do Euro 2024, ficamos a conhecer a paixão de Bruno Fernandes e o que diz o selecionador de Portugal sobre o jogador português ao serviço do Manchester United, recordamos também o dramático apuramento da Polónia que fez o capitão, Robert Lewandowski, sentir arrepios por todo o corpo.

SIC Notícias

Cristiano Ronaldo cumpre o seu vigésimo primeiro ano ao serviço da seleção portuguesa. O jogador de 39 anos é agora capitão de uma equipa que cresceu a idolatrá-lo.

O médio Bruno Fernandes, de 29 anos, que passou pelo Sporting de Lisboa e agora pelo Manchester United, tem um percurso semelhante ao do seu herói.

“Em 2004, tinha eu 10 anos, lembro-me de ir a pé da minha casa até ao centro da Maia para assistir à maioria dos jogos, muitas vezes com a cara pintada e com a bandeira vestida, praticamente. Acho que é o ano em que Cristiano, em Portugal, faz o grande crescimento”. Bruno Fernandes

O principal criador de jogo de Portugal teve 14 participações em golos, incluindo duas assistências para Ronaldo, durante uma campanha de qualificação imperiosa.

“Eu vivo este desporto ao máximo”

“A maneira que eu jogo vem muito daquilo que foram as minhas vivências. Como jogava quando era miúdo. Eu vivo este desporto ao máximo. É uma paixão enorme que eu tenho e poder fazer disto profissão só tenho que ser grato”.

Portugal venceu 10 dos 10 jogos da fase de qualificação. Um início de sonho para o novo selecionador Roberto Martínez. Depois de ter eliminado os portugueses como treinador da Bélgica no Euro 2020, a tarefa futura de Martínez é fazer evoluir esta equipa para a era pós-Ronaldo, com Bruno Fernandes como peça-chave.

“Como pessoa, (Bruno Fernandes) é um dez”

“Ele é único na forma como vê o jogo. Tem uma capacidade incrível de ver o passe correto. Isso dá-lhe uma grande vantagem. Como pessoa ele é um dez. ” Roberto Martínez

A sua forma incomparável à entrada para este torneio de verão reflete a preparação para o Euro 2016, naquele que viria a ser um ano de coroação para os portugueses e para Ricardo Quaresma.

“Quando a gente começa o Euro tinha três empates e não é fácil. As pessoas já não acreditavam em nós”. Ricardo Quaresma, jogador da seleção entre 2003 e 2018

Essa falta de confiança seria invertida com Quaresma a assumir o papel de super-substituto. O seu golo da vitória contra a Croácia e o penálti contra a Polónia ajudaram a equipa a chegar à final contra a França, que jogava em casa.

“Quando vais para uma final vais a falar com Deus. É um momento que ele tem que te ajudar, porque o estádio está cheio, a pressão do jogo, tens um país a olhar para ti, é um passo importante para Portugal”.

A equipa de Martinez vai defrontar a Turquia e a estreante Geórgia no Grupo F. Mas, antes disso, enfrentará a Chéquia numa cidade histórica e culturalmente rica, Leipzig. O Estádio de Leipzig vai receber grandes equipas, com destaque para o jogo entre a Holanda e a França, antes dos oitavos de final.

O dramático apuramento da Polónia

Com a vitória no desempate por grandes penalidades com o País de Gales, a Polónia avançou para o seu quinto Campeonato da Europa consecutivo.

“Quisemos cantar o hino nacional juntamente com os adeptos para que todos pudessem ouvir e reviver o momento. Foi fantástico. Senti arrepios por todo o corpo”. Robert Lewandowski

“Foi o meu sexto jogo com estes jogadores e posso ver como melhoraram nos seus clubes. É graças ao trabalho árduo deles e é o sucesso deles”. Michal Probierz, selecionador da Polónia

Este verão, Robert Lewandowski disputará o seu quarto Euro. Ao longo da sua carreira de 16 anos na seleção nacional, já marcou mais de 80 golos.

“É um jogador extraordinário”

“Enche-me de orgulho. Cada jogo pela Polónia para mim é único, em especial nos últimos tempos. Apercebemo-nos que temos de valorizar cada minuto que jogamos pela seleção nacional”. Robert Lewandowski

“É um jogador extraordinário. Alguém que marcou 644 golos na sua carreira. Brinco porque nem sequer marquei tantos golos nos treinos. É um grande prazer treiná-lo, e vê-se o quanto ele apoia a equipa”. Michal Probierz, selecionador da Polónia

Após um início dececionante da campanha de qualificação da Polónia para o EURO, com três derrotas em cinco jogos, Michal Probierz foi promovido da equipa de sub-21 em setembro de 2023. O seu impacto tem sido inegável, com a Polónia a permanecer invicta durante o seu mandato.

Com a confiança da Polónia em alta, os polacos vão procurar dar continuidade às suas prestações sob o comando de Probierz no torneio deste verão.

A Polónia foi sorteada no Grupo D. Os polacos vão defrontar a Áustria e a França, mas o primeiro jogo será contra os Países Baixos de Ronald Koeman.

Últimas