São irmãos e parceiros de negócios. Para o rosto do futebol romeno Radu Dragusin e o seu irmão Alex, a família é tudo.
Radu, filho de antigos internacionais romenos de basquetebol e voleibol, parecia destinado ao sucesso desportivo. A sua transferência para o Tottenham, no valor de 31 milhões de euros, colocou o médio centro de 22 anos sob as luzes da ribalta, tornando-se o futebolista romeno mais caro de sempre.
“Traz uma pressão adicional, mas não muda a minha ambição nem a minha mentalidade. Continuo a ser eu, um miúdo com um sonho, a trabalhar todos os dias para tornar esse sonho realidade, tornando-me um dos melhores defesas-centrais do mundo. Isso deu-me uma motivação extra, mas também uma enorme responsabilidade, porque sei que muitos miúdos me observam, sou um exemplo para eles.” Radu Dragusin
Será a primeira grande competição para Dragusin e para o treinador da Roménia, Edward Iordanescu, cuja família está intrinsecamente ligada à seleção nacional.
O venerado treinador da geração de ouro
Após ter dirigido a equipa durante três campanhas, o pai de Edward, Anghel Iordanescu, é venerado como o treinador da geração de ouro que chegou aos quartos de final do Campeonato do Mundo da FIFA em 1994.
Na última participação da Roménia no Euro, em 2016, foi Anghel quem liderou a equipa. Um exemplo a seguir para o filho Edward.
“Ele foi um modelo para mim como treinador e como pessoa. É o meu melhor amigo. Posso ter sempre uma conversa aberta com ele, quer se trate da vida em geral ou de futebol”. Edward Iordanescu
“Criámos uma verdadeira família”
A seleção romena será liderada por Iordanescu e pelo capitão Nicolae Stanciu, um dos dois únicos membros remanescentes da equipa de 2016.
“Tenho muito orgulho em ter sido treinado por Anghel Iordanescu e agora por “Edi”. É uma honra para mim. São dois dos treinadores mais importantes da história da Roménia. Ambos dão muita importância às regras”. Nicolae Stanciu
Stanciu planeia implementar as lições aprendidas nesse torneio na campanha da atual geração.
“Criámos uma verdadeira família. Não são palavras fantasiosas. É a realidade”. Confio plenamente na equipa, é incondicional. A excelente campanha de qualificação foi recebida com grande entusiasmo pelo povo romeno. Vamos deixá-los orgulhosos e levar a alegria para as ruas”. Edward Iordanescu
“Merecemos estar no Euro. É altura de ocuparmos o nosso lugar e escrevermos um novo capítulo no futebol romeno”. Radu Daragusin
O novo capítulo da Roménia será escrito no Grupo E, onde a Eslováquia e a Bélgica, número três do mundo, estão à espreita. Os romenos abrem a campanha contra a Ucrânia em Munique. Para além do jogo de abertura do torneio, Munique acolherá cinco outras partidas, incluindo uma meia-final.
“O país inteiro estava nas ruas a festejar e isso não é muito comum na Suíça”
Ao defender um penálti no Euro 2020, Yann Sommer colocou a Suíça nos primeiros quartos de final num grande torneio desde 1954, consolidando o seu estatuto de herói nacional.
“Era um jogo especial para nós. Sentimos que podíamos alcançar algo especial naquele dia. O ambiente na Suíça era fantástico. O país inteiro estava nas ruas a festejar e isso não é muito comum na Suíça. Os suíços são mais calmos, mas foi uma loucura. Yann Sommer
Um guarda-redes apaixonado por fotografa
O guarda-redes está habituado a estar em destaque em campo, mas, fora dele, prefere estar atrás das câmaras. E enquanto está com a seleção, mantém uma ligação estreita com o fotógrafo oficial, Fabian Michel.
“Procuro sempre encontrar coisas para fazer fora do futebol, porque isso ajuda-me a tirar a cabeça do trabalho, da pressão. Não sou fotógrafo. É algo aleatório. Fotografo um pouco de tudo”.
A Suíça será comandada no Euro 2024 por Murat Yakin. O antigo defesa da seleção nacional participou no torneio de 2004, que terminou com uma desilusão, ao ser eliminado na fase de grupos. Yakin assumiu o cargo pouco depois da impressionante campanha até aos oitavos de final do Euro 2020, com o objetivo de alcançar um maior sucesso.
É um treinador muito direto, se tem alguma coisa para nos dizer, diz-nos diretamente. E soube dar-me confiança desde o início. Disse-me: Não és propriamente um número nove, mas com as lesões e a condição física atual vais jogar com o número nove. Não penses demasiado nisso. Joga o teu futebol”. Zeki Amdouni
E Zeki Amdouni fez exatamente isso. Um dos jogadores mais jovens do plantel, de 23 anos, incendiou a qualificação, marcando seis golos num início de carreira fulgurante na seleção principal.
Ele não se deixa intimidar. É um jovem avançado que tem uma força incrível com ou sem a bola”. Murat Yakin
O avançado vai tentar deixar a sua marca este verão no seu primeiro Euro.
“É um sonho jogar pelo país onde se cresceu. A Suíça é muitas vezes vista como uma equipa pequena, mas o futebol tornou-se muito mais difícil e qualquer equipa tem potencial para vencer”. Zeki Amdouni
A Suíça participa pela sexta vez na fase final, e está no Grupo A. A equipa de Yakin defronta a Hungria e a Escócia antes de receber a Alemanha, com a equipa de Julian Nagelsmann a tentar pôr fim a uma espera de 28 anos pela glória no Campeonato da Europa.
Vinte e quatro equipas, seis grupos, 51 jogos e 10 estádios são os ingredientes que compõem a grande competição futebolística do ano, o UEFA Euro 2024, que arranca a 14 de junho e estende-se até 14 de julho, e realiza-se na Alemanha.