Albânia. Brasil. Mais de 9000 quilómetros separam os dois países, mas as suas diferenças não são tão grandes como a distância entre si. É uma combinação perfeita? Sim, segundo um ex-lateral do Barcelona e do Arsenal e atual treinador da seleção albanesa Sylvinho.
“O que torna Tirana e São Paulo semelhantes são as pessoas. No Brasil e na Albânia, gostamos de abraços e interações calorosas. As pessoas dizem: senta-te e come comigo. A porta da minha casa está sempre aberta”.
Natural de São Paulo, assumiu o cargo em janeiro de 2023, provando a derrota apenas uma vez nas suas oito partidas competitivas e trouxe a sua influência sul-americana para o país. Isto estende-se à equipa técnica, com o ex-lateral argentino, Pablo Zabaleta, e o ex-médio brasileiro, Doriva.
“O projeto interessou-me muito e eles estavam interessados em nós como equipa técnica. É uma cultura variada. Somos sul-americanos, mas também muito europeus. O Pablo jogou dez anos na Premier League. Eu também joguei na Premier League e em Espanha durante muito tempo. O Doriva jogou em Espanha e Portugal. A nossa equipa técnica é multicultural”. Sylvinho
“Um treinador que nos trouxe uma nova energia e positividade”
Elseid Hysaj, da Lazio, é o jogador mais experiente da campanha albanesa e dos poucos com experiência no Euro, tendo participado em 2016. Há oito anos, os albaneses falharam por pouco a passagem aos oitavos de final, tendo sido derrotados pela França e pela Suíça, mas tendo vencido a Roménia.
“A contratação de Sylvinho, Pablo Zabaleta e Doriva foi uma boa escolha, por parte do presidente Armand Duka. É um treinador que nos trouxe uma nova energia e positividade e isso é fundamental no futebol. Criou uma harmonia no seio do grupo que se traduziu em bons desempenhos nos jogos. Com esta mentalidade, podemos ir para o Euro 2024 com muita confiança”. Elseid Hysaj
A Albânia está no bom caminho, depois de ter ficado no primeiro lugar de um grupo de qualificação que incluía a Chéquia e a Polónia.
A Albânia vai ter muito trabalho para passar o Grupo B. Começa a sua campanha contra a atual equipa campeã, Itália, antes de enfrentar a Croácia. Hysaj e companhia enfrentarão a tricampeã Espanha, que possui um dos maiores talentos da Europa: o mais jovem goleador da seleção espanhola, Lamine Yamal.
Savo Milošević: um herói de culto
O Euro 2024 será o primeiro Campeonato da Europa da Sérvia como nação independente. É um reencontro há muito esperado. Competiu como Jugoslávia, no Euro 2000. O campeonato contou com uma geração de ouro de jogadores entre os quais o atual treinador e então capitão, Dragan Stojković, e o melhor marcador do campeonato, Savo Milošević.
Um dos melhores avançados dos Balcãs de todos os tempos, Milošević, com os seus cinco golos no Euro 2000, tornou-se um herói de culto, com a Jugoslávia a chegar aos quartos de final.
“Quando era criança, lembro-me de vê-los. Eram uma inspiração e modelos para mim e para os meus colegas”. Dušan Tadić
O atual capitão Dušan Tadić chegou aos 100 jogos pela Sérvia durante a campanha de qualificação para o Europeu e representou o país tanto no Campeonato do Mundo de 2018 como no de 2022.
Os irmãos Vanja e Sergej Milinković-Savić
Tadić compõe o núcleo da equipa sérvia ao lado de dois jogadores que se conhecem melhor do que a maioria, o guarda-redes Vanja Milinković-Savić e o seu irmão, o médio Sergej, colegas de equipa na infância que se tornaram atletas profissionais.
“Temos de entrar no jogo completamente descontraídos. Não há ninguém na equipa atual que tenha jogado num Euro. Temos de entrar com sangue-frio.” Sergej Milinković-Savić
Este será o terceiro grande campeonato da Sérvia em seis anos mas o Euro apresenta-se como território desconhecido.
A Sérvia começa a sua estreia no Euro como nação independente contra a Inglaterra, vice-campeã de 2020, e tem depois uma desforra contra a Eslovénia e uma repetição do clássico do Euro 2000, quando a Sérvia participou como Jugoslávia.
O último jogo do Grupo C coloca-os frente a frente com a Dinamarca, de Kasper Hjulmand.
Vinte e quatro equipas, seis grupos, 51 jogos e 10 estádios são os ingredientes que compõem a grande competição futebolística do ano, o UEFA Euro 2024, que arranca a 14 de junho e estende-se até 14 de julho, e realiza-se na Alemanha.