Eleições nos EUA

Delegados trazem diversão, alegria e entusiasmo à Convenção Democrata

"Nunca pensei ver uma mulher negra, parecida comigo", na corrida à Casa Branca, refere Gloria Goodwin, delegada da Carolina do Norte, a exibir um enorme sorriso e adereços patrióticos.

Elisa Macedo

Ana Isabel Pinto

Os delegados da Convenção Democrata, que decorre em Chicago, vestem roupas divertidas enquanto participam nos eventos e assistem aos discursos dos ilustres do partido. Muitos usam chapéus, óculos e outros adereços criativos com as cores dos Estados Unidos: azul, branco e vermelho. Esta é uma forma de se expressarem e se destacarem dos milhares de outros delegados, vindos de todos os estados norte-americanos.

A reportagem da agência Reuters recolheu depoimentos de vários participantes que dizem que os seus trajes alegres representam o entusiasmo renovado pela candidata democrática à Casa Branca, Kamala Harris, assim como pelo candidato a vice-presidente dos EUA, Tim Walz.

“Estou muito entusiasmada porque a primeira mulher negra, que se parece comigo, será nomeada durante a minha vida. Nunca pensei, nunca pensei que ver o Presidente Barack Obama e agora uma mulher negra. Uma mulher que travou batalhas, que está no grupo dos pioneiros", diz Gloria Goodwin, delegada da Carolina do Norte.

"Kamala Harris trouxe de volta a alegria. Trouxe de volta a compaixão pelos nossos semelhantes... mulheres, todos. Ela trouxe de volta muita esperança para onde a América pode regressar", acrescenta outra delegada da Carolina do Norte, Diane Tyndall.

Mais de 5 mil delegados democratas participam no evento que decorre em dois locais principais em Chicago, o United Center, onde se realizam os discursos, e o McCormick Place, local de reuniões, consultas e briefings durante o dia.

Durante quatro dias, de 19 a 22 de agosto, democratas celebram a união do partido, reforçam o apoio a Kamala Harris e Tim Walz, que enfrentarão Donald Trump e JD Vance nas eleições de 5 novembro.

Últimas