O líder do PS-Madeira, Paulo Cafôfo, ofereceu a presidência da Assembleia Legislativa a José Manuel Rodrigues, líder do CDS-PP/Madeira, em troca do apoio ao Governo PS/JPP.
A notícia foi avançada pelo Diário de Notícias da Madeira, que adiantou ainda que José Manuel Rodrigues não terá dado uma resposta e que o PSD deverá também apresentar uma proposta ao CDS.
O PS e o JPP anunciaram na segunda-feira que vão aliar-se e apresentar "uma solução de governo conjunta" ao represente da República, na Madeira, que começou esta terça-feira a ouvir os partidos eleitos no domingo.
Os dois partidos somam 20 deputados (11 do PS e 9 do JPP), abaixo dos 24 necessários para atingir a maioria absoluta.
Na conferência de imprensa de segunda-feira, Cafôfo anunciou que o compromisso com o JPP envolve também "não viabilizar qualquer solução governativa apresentada pelo PSD".
De acordo com o líder socialista, PS e JPP vão dialogar com os partidos eleitos, à exceção do PSD e do Chega, para “construir um apoio parlamentar mais robusto".
O PSD, com Miguel Albuquerque, voltou a vencer as legislativas regionais, no domingo, mas sem maioria absoluta, conseguindo eleger 19 deputados. Os socialistas mantiveram os 11 assentos parlamentares e o JPP aumentou a bancada de cinco para nove elementos.
O Chega elegeu quatro deputados e o CDS-PP dois. Já a Iniciativa Liberal e o PAN conseguiram um deputado, cada um. CDU e BE perderam a representação parlamentar.