O PS é recebido esta terça-feira, em Belém, para a audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O chefe de Estado começa a ouvir o Partido Socialista a partir das 17:00.
Depois de ter recebido o Chega na segunda-feira, agora é a vez do PS, o sétimo partido a ser ouvido. Na passada semana, Marcelo recebeu PAN, Livre, CDU, BE e IL.
As audiências com os partidos terminam com a coligação Aliança Democrática esta quarta-feira, no mesmo dia em que é revelada a distribuição dos deputados da emigração.
Os votos dos emigrantes começaram na segunda-feira a ser contados, em Lisboa.
O chefe de Estado só admite uma segunda ronda de audiências caso o PS fique empatado com a AD, em número de deputados, depois de contados os votos da emigração.
Se assim for, Marcelo Rebelo de Sousa já sabe como desempatar: indigita o líder do partido mais votado, que ao que tudo indica será Luís Montenegro.
Estão ainda por apurar os quatro deputados pela emigração, a Aliança Democrática (AD), que junta PSD, CDS e PPM, com 29,49%, conseguiu 79 deputados na Assembleia da República, nas legislativas, contra 77 do PS (28,66%), seguindo-se o Chega com 48 deputados eleitos (18,06%).
A IL, com oito lugares, o BE, com cinco, e o PAN, com um, mantiveram o número de deputados. O Livre passou de um para quatro eleitos enquanto a CDU perdeu dois lugares e ficou com quatro deputados.