Com cerca de 140 mil votos das comunidades portuguesas contados, o Chega segue em primeiro lugar no círculo eleitoral da Europa, com 21 mil votos, avança o Público.
Seguem-se o PS - com 17.900 votos - e a AD - com 15.556. No círculo fora da Europa, o primeiro lugar é ocupado pela AD (cerca de 6.000 votos), o segundo pelo Chega (cerca de 4.300) e por fim surge o PS (com cerca de 3.800 votos).
Caso se mantenha esta tendência, o Chega poderá conquistar mais dois deputados: um pelo círculo da Europa (José Dias Fernandes) e outro pelo círculo fora da Europa (Manuel Alves).
Este cenário deixaria de fora da Assembleia da República o socialista Augusto Santos Silva, cabeça de lista do PS fora da Europa, já que só a Direita conseguiria eleger neste círculo.
Se a tendência se mantiver, como serão distribuídos os deputados?
Círculo da Europa:
- Chega: 1 deputado (José Dias Fernandes)
- PS: 1 deputado (Paulo Pisco)
Círculo fora da Europa:
- AD: 1 deputado (José Cesário)
- Chega: 1 deputado (Manuel Alves)
Vamos a contas
Neste momento, a AD tem 79 deputados, o PS tem 77 e o Chega 48.
Caso a distribuição dos quatro mandatos das comunidades portuguesas se confirme, a AD passará a 80 deputados, o PS a 78 e o Chega a 50.
Depois do resultado final, que deve ser conhecido na quarta-feira, e das audiências em Belém, é que o novo primeiro-ministro será indigitado pelo Presidente da República.