Os Governos de França e de Itália trocaram acusações, nos últimos dias, por causa dos migrantes no mar Mediterrâneo. O ministro do Interior francês considerou a primeira-ministra italiana “incapaz de resolver os problemas migratórios” e culpa Itália pelo fluxo de migrantes no sul de França.
"O Governo de extrema-direita de Meloni, escolhido pelos amigos da senhora [Marine] Le Pen [líder da extrema-direita em França], é incapaz de resolver os problemas migratórios para os quais foi eleito", afirmou Darmanin.
O ministro do Interior francês respondia na rádio RMC aos comentários feitos pelo presidente do partido de extrema-direita francês União Nacional, Jordan Bardella, sobre a situação migratória na fronteira franco-italiana.
"A verdade é que há uma situação [de crise] política na Tunísia (...) que faz com que muitas crianças, em particular, entrem pela Itália, que não consegue (...) gerir esta pressão migratória. Meloni é como [Marine] Le Pen, é eleita com base no 'seja o que for' e, depois, o que vemos é que ela [a imigração] não para e que está a aumentar", continuou Darmanin.
Em resposta, o Governo italiano considerou as declarações inaceitáveis. O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano chegou mesmo a cancelar uma viagem oficial a Paris, que estava marcada para esta semana.
O Executivo francês fez entretanto saber que espera que a visita seja reagendada rapidamente e diz que quer trabalhar com Itália para enfrentar a crise migratória no Mediterrâneo.