Conflito Israel-Palestina

Israel promete não descansar até serem capturados todos os responsáveis pelo ataque de 7 de outubro

As tropas israelitas descobriram corpos de seis reféns raptados pelo Hamas no ataque de 7 de outubro. Estavam num túnel na Faixa de Gaza.

João Nuno Assunção

As tropas israelitas descobriram corpos de seis reféns raptados pelo Hamas no ataque de 7 de outubro. Estavam num túnel na Faixa de Gaza. O primeiro ministro de Israel diz que quem mata reféns não está interessado num acordo de cessar-fogo e promete não descansar até serem capturados todos os responsáveis pelo ataque.

O mais novo tinha 23 anos, o mais velho 40. Resistiram quase um ano em cativeiro. mas a esperança de uma libertação com vida desapareceu nas últimas horas.

O Presidente israelita diz que a noticia deixou a Nação inteira de coração partido. O primeiro-ministro já prometeu acertar contas com o Hamas.

Entre os seis reféns encontrados sem vida num túnel subterrâneo no sul da Faixa de Gaza está Hersh Goldberg-Polin. O jovem nascido nos EUA perdeu a mÃo esquerda durante o ataque a Israel de 7 de outubro.

Os pais do jovem de 23 anos lideraram os esforços para uma solução pacífica. Chegaram a encontrar-se com o Papa Francisco e até com o Presidente dos EUA que no sábado recebeu a noticia com indignação e com um apelo ao cessar-fogo.

Um alto responsável do Hamas lamentou a ausência de um acordo de paz e acusou o Governo israelita de ser o único responsável pelo desfecho.

Também os familiares das vítimas apontam o dedo a Benjamin Netanyahu e apelam a protestos em massa.

Apesar dos esforços diplomáticos, a troca de acusações esta a subir de tom. Este domingo, Telavive responsabilizou o Hamas pela morte de três agentes de segurança israelitas num ataque a tiro perto de Hebron na Cisjordânia.

Últimas