O Parlamento vai discutir, nos próximos meses, as propostas para regular o alojamento local. O setor representa 40% de todas as dormidas no país. Um estudo mostra que teriam de ser construídos mais de mil hotéis para substituir todo o alojamento local.
O estudo da Universidade Nova de Lisboa tem o ano de 2019 como referência: só com as dormidas em alojamento local, os turistas gastaram mais de 8 mil milhões de euros – o que representa cerca de 3,8% do PIB de Portugal.
Com base nos dados do INE e do Eurostat, o estudo mostra que o pacote “Mais Habitação”, apresentado pelo Governo, pode condicionar o papel do alojamento local no crescimento económico. Por exemplo, devido a medidas como a suspensão de licenças ou o pagamento de uma contribuição extraordinária.
Os dados do estudo revelam que o setor representa 38 milhões de dormidas, cerca de 40% do total. Seriam precisos, de acordo com o estudo, 1030 novos hotéis para colmatar esta procura - a maioria em Lisboa, Algarve e Porto.
Em breve, a Associação de Alojamento Local vai revelar o peso que o setor vai ter na semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O pacote “Mais Habitação” está a ser debatido na fase de especialidade e deverá ser votado dentro de meses no parlamento.