Vídeo

Ventura diz que regresso do serviço militar obrigatório "merece ser estudado"

O líder do Chega acrescentou ainda que o “contexto internacional mudou” e que “o país não pode viver sem forças armadas autossuficientes e firmes”.

SIC Notícias

O líder do Chega manifestou-se esta segunda-feira sobre o regresso do serviço militar obrigatório em Portugal. André Ventura considera que esta “é uma questão que merece ser estudada”.

“Merece ser estudada por um lado a nível do seu impacto nas próprias forças armadas, por outro lado em articulação com a juventude, que é quem será mais afetada por esta eventual alteração, para garantir um consenso nesta matéria", afirmou André Ventura.

O presidente do partido acrescentou ainda que o “contexto internacional mudou” e que “o país não pode viver sem forças armadas autossuficientes e firmes”.

Regresso do serviço militar obrigatório?

O regresso do serviço militar obrigatório está a ser discutido em alguns países europeus, como a Alemanha, a Croácia, a Roménia e os Países Baixos. Na República Checa até já foi proposta a reintrodução da medida.

A Europa tem 16 países com o serviço militar obrigatório, sendo alguns deles a Noruega, a Suécia, a Finlândia, a Letónia, a Suíça e a Grécia.

Na Dinamarca foi alargado, nos últimos meses, o recrutamento obrigatório às mulheres, sendo já obrigatório o serviço militar para homens com mais de 18 anos.

Últimas