Saúde e Bem-estar

Acesso a tratamentos preventivos de saúde oral aumenta no SNS

No ano passado, registou-me, uma vez mais, a diminuição dos tratamentos curativos realizados através de cheques dentista em crianças e jovens dos 7, 10 e 13 anos, com mais de 70% de tratamentos preventivos realizados.

SIC Notícias

A taxa de tratamentos preventivos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) aumentou mais de 10% nos últimos seis anos, segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nesta quarta-feira, Dia Mundial da Saúde Oral. Medidas como a distribuição de cheques dentista e referenciações para consultas têm contribuído para esse avanço.

“O acesso a consultas de estomatologia, medicina dentária e higiene oral tem sido reforçado, quer através da atribuição de cheques dentista, quer através de referenciações para consulta de higiene oral e de medicina dentária nos Centros de Saúde que dispõem destes profissionais”, lê-se em comunicado.

No ano passado, registou-se, uma vez mais, a diminuição dos tratamentos curativos realizados através de cheques dentista em crianças e jovens dos sete, 10 e 13 anos, com mais de 70% de tratamentos preventivos realizados.

O PNPSO - Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral - emitiu 635.260 cheques dentista em 2023, abrangendo 428.353 utentes. O número de referenciações emitidas em 2023 para consulta de medicina dentária foi o mais alto de sempre, tendo sido utilizadas 26.496. Também a referenciação para consultas de higiene oral subiu face a 2022.

O próximo objetivo será atingir uma taxa de utilização de 75%. Para isso, a DGS pretende simplificar o acesso e utilização do cheque dentista e da referenciação para higienista oral, “através do procedimento, atualmente em curso, para desmaterializar o acesso através de forma digital”.

Últimas