Saúde e Bem-estar

Corrida à vacina da gripe? Em Lisboa é nos centros de saúde, no Porto em farmácias

Com uma taxa de mortalidade elevada nas últimas semanas, sobretudo entre os 45 e os 64 anos, a DGS pondera alargar a vacinação contra a gripe a pessoas com menos de 50 anos.

Canva

Diana Pinheiro

Fernando Silva

Marco Neiva

Marta Sobral

Carlos Artur Carvalho

SIC Notícias

A Direção-Geral da Saúde está a ponderar alargar a vacinação contra a gripe a pessoas com menos de 50 anos. A decisão surge devido à elevada taxa de mortalidade nas últimas semanas, sobretudo, no grupo etário entre os 45 e os 64 anos. Nos centros de saúde em Lisboa, a afluência está a aumentar e em grupos etários mais novos. Já no Porto, é nas farmácias que se nota a corrida à vacina.

Vacinação contra a gripe em Lisboa

Recebeu o agendamento no telemóvel há uma semana para tomar a vacina contra a covid-19. Esta terça-feira de manhã, quando chegou ao centro de saúde de Sete Rios, Sebastião Valim, de 67 anos, foi informado pela enfermeira que também podia receber a vacina contra a gripe.

No caso de Maria Figueiredo já tinha recebido a vacina da gripe na farmácia no ano passado, mas só agora conseguiu tomar a da covid-19. Não tem dúvidas sobre as vantagens da vacinação.

Por dia, este centro de saúde tem duas enfermeiras, das 09:00 até às 16:00 a vacinar os utentes.

Nos últimos dias, a afluência tem aumentado. Ainda assim, há desistências depois de feitos os agendamentos.

Nas 14 unidades de saúde de Lisboa Norte foram vacinados cerca de 130 utentes, um número que poderá aumentar com o alargamento da vacinação contra a gripe a pessoas com 50 ou mais anos.

Também para prevenir e fazer com que a taxa de mortalidade baixe entre os 45 e os 64 anos, a Direção-Geral da Saúde está a ponderar alargar a vacinação contra a gripe a pessoas com menos de 50 anos. A decisão deverá ser conhecida nas próximas semanas

Vacinação contra a gripe no Porto

Nas últimas semanas tem havido uma corrida às farmácias devido à vacinação contra a gripe e a covid-19. As pessoas estão mais preocupadas com os vírus respiratórios que andam a circular e tentam proteger-se para evitar infeções.

Quem ainda não tomou as vacinas quer fazê-lo, sobretudo, numa altura de maior prevalência das infeções respiratórias.

Há cada vez mais pessoas que disseram "sim" aos apelos das autoridades da saúde e que tem corrido ás farmácias para tomar as vacinas contra a gripe e contra a covid-19

Depois da pandemia, os portugueses estão mais atentos a estes fenómenos virais.

Nestas farmácias em Matosinhos, a vacinação pode ser administrada todos os dias, numa espécie de regime casa aberta sem necessidade de marcação prévia.

Elegíveis para a vacina contra a covid-19 estão os maiores de 18 anos.

Quanto à gripe, os utentes com mais de 50 anos podem ser vacinados.

Últimas