Saúde e Bem-estar

DGS pondera que a vacinação contra a gripe seja alargada a pessoas com menos de 50 anos

Depois de a vacinação sazonal contra a gripe e contra a covid-19 ter sido alargada a mais uma faixa da população, a Direção Geral da Saúde pondera aumentar ainda mais a oferta.

SIC Notícias

A vacinação gratuita contra a gripe pode vir a ser alargada novamente, desta vez, aos portugueses com menos de 50 anos.

Esta segunda-feira a campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19 foi alargada. Pessoas com mais de 50 anos passaram a poder tomar a vacina contra a gripe e jovens com mais de 18 anos podem agora tomar a vacina contra a covid-19.

A medida agora, ponderada pela Direção Geral da Saúde, é alargar ainda mais a vacinação contra a gripe, em causa está o aumento do número de casos de gripe e o excesso de mortalidade registada nas últimas semanas, sobretudo na população a partir dos 45 anos.

Segundo a Direção-Geral da Saúde o alargamento da campanha sazonal está também relacionado com a atual disponibilidade de vacinas.

Até à data, a vacinação de outono-inverno 2023-2024, abrange no caso da gripe, a população entre os 50 e os 59 anos e, no caso da covid-19, entre os 18 e os 59 anos.

O processo é totalmente gratuito e está disponível em cerca de 3.500 pontos de vacinação, aproximadamente 2.500 farmácias e 1.000 unidades de cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde.

Os utentes que pretendam vacinar-se podem fazer o agendamento obrigatório através da plataforma das farmácias portuguesas, presencialmente ou por telefone e não precisam de receita médica.

Últimas