A gripe é uma doença infeciosa frequentemente com sintomas ligeiros, no entanto em populações mais vulneráveis, como os diabéticos, há um aumento da gravidade e do risco de mortalidade.
“As pessoas com diabetes com mau controlo glicémico são suscetíveis a complicações mais graves quando infetadas pelo vírus da gripe. Reciprocamente, a gripe pode, por exemplo, exacerbar a instabilidade glicémica em pessoas com diabetes, uma vez que o stress metabólico associado à infeção pode desencadear resistência à insulina.”, avança Bruno Almeida, médico especialista em Medicina Interna da APDP.
Segundo a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) a vacinação contra a gripe em pessoas com diabetes, é uma importante medida para prevenir e reduzir o risco de infeção e o agravamento da doença, incluindo complicações graves e mortalidade.
“Estratégias adequadas de vacinação contra a gripe, adotadas para as populações mais vulneráveis, desempenham um papel crucial na prevenção de complicações graves, proporcionando uma defesa imunológica mais robusta.”, explica o médico.
Além disso, adotar medidas, como as que foram divulgadas a propósito da pandemia da covid-19, são também formas de prevenção fundamentais que devem ser tidas em conta.
Para prevenir a gripe as pessoas, além de tomar a vacina, devem:
- Evitar mudanças bruscas de temperatura;
- Manter distanciamento dos outros;
- Usar máscara;
- Evitar tocar nos olhos, boca e nariz;
- Praticar exercício físico;
- Arejar os espaços interiores;
- Desinfetar zonas de utilização comum;
- Ter uma alimentação equilibrada;
- Lavar frequentemente as mãos.