Em 2023, boa parte dos restaurantes portugueses estão equipados com cozinhas modernas. Mas em Tomar, o Chico Elias preserva um tradicional forno a lenha do qual saem pratos que primam pela qualidade e ancestralidade.
De entre estes, destacamos o "Coelho na Abóbora", receita antiga e genuinamente portuguesa que há várias décadas atrai milhares de clientes.
“É uma criação da minha mãe. Foi uma experiência. Um dia lembrou-se de enfiar o coelho dentro de uma abóbora e meter ao forno e correu muito bem”, diz Maria do Céu Simões.
Um restaurante de três gerações
É sobretudo aos petiscos de Dona Céu das Algarvias, como é carinhosamente conhecida, que se deve o prestígio deste restaurante, outrora taberna do seu sogro, que há décadas está no topo das preferências daqueles que encontram no Médio Tejo, um destino gastronómico de excelência.
O restaurante abriu há mais de meio século pelas mãos de Céu das Algarvias. Chico Elias passou a ser conhecido em vários cantos do mundo e os filhos continuaram o legado.
José Francisco Simões largou o seu consultório de dentista para, juntamente com a irmã, darem continuidade ao negócio da família. São já a terceira geração à frente do Chico Elias. Uma escolha feita com paixão mas, também, com a certeza de poderem estar mais próximo dos seus pais.