Investigação SIC

Investigação SIC revela vídeo inédito da morte de Odair Moniz

Voltamos ao bairro da Cova da Moura onde, na semana passada, morreu Odair Moniz, depois de ser baleado pela PSP. Num vídeo inédito que agora revelamos, é possível perceber a sequência de quatro disparos.

Ana Filipa Nunes

António Cunha

José Silva

Salvador Reto

Rafael Homem

Tiago Martins

Carla Gonçalves

A circunstância da morte de Odair Moniz está em investigação. Sabe-se, no entanto, que foi no cruzamento com a Avenida da República, na Damaia, que Odair encontrou uma patrulha da PSP. Por ter pisado o traço contínuo foi mandado parar, mas não obedeceu à ordem.

É nessa altura que arranca a perseguição. Em fuga, Odair Moniz bateu em vários carros, altura em que acaba por parar.

De acordo com o auto de notícia da PSP, a polícia aproxima-se de Odair. Tenta algemá-lo e mobilizá-lo sem sucesso. Um dos agentes dispara dois tiros para o ar, alegadamente para dispersar um grupo com mais de 10 elementos. O agente de 27 anos não volta a colocar a arma no coldre.

Odair ainda andou cerca de 40 metros, tendo sido atingido com dois tiros no tronco.

O agente que disparou afirma que, momentos antes, viu Odair Moniz a tirar da cintura o que lhe parece ser uma lâmina. Esta "perceção" de ter visto uma "lâmina" em Odair terá sido o motivo que o fez disparar, na sequência de um confronto físico, em que Odair terá tentado agredir o agente com o braço direito.

A situação foi gravada por uma câmara de videovigilância direcionada para a rua principal da Cova da Moura. Uma CCTV posicionada a mais de 100 metros do local dos tiros com movimento e monitorizada pela polícia. No entanto, devido à distância, a alegada utilização de uma arma branca por Odair Moniz não será percetível.

À SIC, o advogado do polícia que disparou contra Odair acredita que as imagens podem ajudar na resolução do caso, mas acha “difícil” que possam responder à pergunta sobre se Odair empunhava ou não uma faca.

A utilização da arma branca é a principal dúvida. No primeiro comunicado, a PSP confirma que Odair terá "tentado agredir os polícias com recurso a arma branca, tendo um dos polícias, esgotado outros meios e esforços, recorrido à arma de fogo e atingido o suspeito".

A SIC confirmou que uma arma branca foi encontrada junto ao corpo de Odair Moniz. A informação está no auto de notícia da PSP e na investigação da Polícia Judiciária.

“Nenhum agente da autoridade colocado numa situação destas fica bem. Fica com sentimento de remorso sobre aquilo que aconteceu. Tenta sempre ver a imagem várias vezes para perceber o que é que fez e se o que fez está correto ou não está correto”, disse o advogado de defesa à SIC.

A morte de Odair Moniz está a ser investigada pela Inspeção Geral da Administração Interna e pela Polícia Judiciária.

Últimas