As rendas de casa estão cada vez mais altas e muitos jovens têm dificuldade em sair da casa dos pais. Famílias monoparentais e desempregados também estão a ter dificuldade em encontrar casas a valores razoáveis. O Contas-poupança explica-lhe como podem recorrer ao apoio "Porta 65".
Há um apoio do Estado - que já é antigo, mas que muitos ainda desconhecem - que agora já não é só para jovens.
Porta 65
O Porta 65 foi criado em 2008 e desde então tem sido uma ajuda sobretudo para jovens que querem ter a sua própria casa e independência.
É direcionado para jovens entre os 18 e os 35 anos, que têm rendimentos próprios e um contrato de arrendamento registado nas Finanças.
Tem um valor máximo de renda por concelho e a taxa de esforço não pode ultrapassar os 60%. Ou seja, se ganha 1.000 euros, a renda não pode ultrapassar os 600 euros.
O Porta 65 é um apoio renovável até 5 anos, sendo uma percentagem da renda que varia ao longo do tempo e que pode chegar aos 95% em casos muito específicos como famílias monoparentais e em zonas no interior do país.
O valor médio do apoio está nos 260 euros, o que quer dizer que estamos falar de um apoio que pode ser superior a mais de três mil euros por ano.
Porta 65 +
Este apoio é para todos e aplica-se a famílias monoparentais independentemente da idade e a cidadãos que tenham tido uma quebra de rendimentos de pelo menos 20% face ao ano passado ou nos últimos três meses.
O apoio vai dos 50 aos 200 euros por mês, o que, feitas as contas, pode ir até um máximo de 2.400 euros por ano.
Até junho de 2023, havia quatro momentos de candidatura por ano, mas isto mudou bastando apenas ir ao Portal da Habitação.
Outra das mais novidades remete para a casa arrendada, que já não ter de ser a residência fiscal (ou seja, pode continuar a ser a morada dos pais, por exemplo) e basta ter o contrato de promessa de arrendamento.
O prazo previsto de análise é de 60 dias e se for aprovado recebe com retroativos.
Em suma:
- Em relação ao Porta 65, já não há prazos - Pode candidatar-se em qualquer dia e em qualquer hora.
- Os valores máximos de renda foram aumentados recentemente e já não precisa ser a sua morada fiscal.
- O Porta 65 + agora aplica-se a todas as idades, já não é só para jovens até aos 35 anos. E, em ambos os casos, recebe com retroativos à data da apresentação da candidatura.
- Faça a simulação e descubra se tem direito, mesmo que a candidatura lhe tenha sido recusada no passado, pois, desde o verão, as regras são diferentes.