Cartaz

Séries e filmes sobre Francisco e Vaticano com maior procura depois da morte do Papa

O processo de eleição do Papa e a vida de Francisco têm inspirado séries de televisão e filmes. No dia em que morreu, aumentaram as visualizações destes conteúdos nas plataformas de streaming.

Cristiana Reis

Edgar Ascensão

Margarida Borges Martins

No dia da morte do Papa Francisco, "Conclave" ganhou outra relevância. Com a curiosidade do mundo virada para o Vaticano, o thriller sobre o processo de eleição de um líder da igreja católica foi visto por quase 7 milhões de minutos no streaming. Em comparação com o dia anterior, domingo de Páscoa, que tinha sido visto apenas por cerca de 2 milhões de minutos. Em Portugal, o filme ainda só está disponível no cinema. Baseado no livro com o mesmo nome venceu, este ano, o óscar de melhor argumento adaptado.

A convivência entre dois Papas - um prestes a resignar, Bento XVI, e outro prestes a assumir funções, Jorge Mario Bergoglio - chegou à Netflix em 2019, mas tem, agora, gerado um novo interesse na audiência. No domingo de Páscoa foi visto durante 290 mil minutos, no entanto, no dia seguinte, o número subiu para 1,5 milhões.

Para além da ficção, a realidade de um encontro de 10 jovens de todo o mundo com Francisco, em Roma, para uma conversa sobre preocupações relacionadas com a sua geração está disponível na Disney Plus.

Algumas das jornadas apostólicas estão reunidas em "A Viagem de Papa Francisco". Um documentário feito a partir de imagens de arquivo que acompanha as deslocações do líder da igreja católica em 9 anos de pontificado, ou seja, 37 viagens por 53 países. Pode ser visto na plataforma de streaming Filmin.

Últimas