País

"Inspeção e manutenção permanente": Infraestruturas de Portugal garante que Ponte 25 de Abril é segura

O esclarecimento surge depois de uma declaração do candidato do Chega à Câmara de Lisboa. Bruno Mascarenhas levantou suspeitas sobre as condições de sustentação da ponte, declarando que se encontrava num “estado preocupante”. 

Getty Images

Rita Carvalho Pereira

A Infraestruturas de Portugal (IP) assegura que a Ponte 25 de Abril continua a garantir a travessia do Tejo em segurança diariamente. A empresa pública responsável pela administração da ponte afirma que a estrutura é “objeto de inspeção e manutenção permanente”. 

A garantia é dada numa declaração enviada ao jornal Diário de Notícias. O esclarecimento surge depois de o partido Chega ter levantado suspeitas sobre a sustentação da ponte, afirmando que a mesma se encontrava num “estado preocupante”. 

A alegação foi feita pelo candidato do Chega à Câmara de Lisboa, Bruno Mascarenhas, numa reunião da Assembleia Municipal de Lisboa. O também deputado municipal não apresentou, contudo, dados concretos que sustentassem aquela declaração. 

Agora, a Infraestruturas de Portugal vem afiançar a segurança da ponte sobre o Tejo. 

“A Ponte 25 de Abril é objeto de inspeção e manutenção permanente, assegurada diretamente pela IP através de uma equipa interna exclusivamente dedicada, com o apoio de entidades especializadas como o ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade e o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil”, informou a empresa, na resposta enviada ao Diário de Notícias. 

Última empreitada de obras em março de 2024

A Infraestruturas de Portugal nota que é feita "a monitorização estrutural da ponte, incluindo o acompanhamento do comportamento global da estrutura, monitorização geodésica e implementação de planos de instrumentação, entre outros trabalhos especializados cujo objetivo final é a verificação do comportamento da ponte em exploração face aos critérios adotados na sua conceção". Trabalhos que, afirma, são inclusive acompanhados pelo “projetista original da Ponte, a empresa americana Parsons. 

A empresa nota também que a última grande intervenção na Ponte 25 de Abril foi feita no final dos anos 90, com a introdução da ferrovia e o alargamento do tabuleiro. Posteriormente foi levada a cabo uma empreitada, que terminou em março de 2024, no âmbito da qual foram realizados trabalhos de reabilitação e reforço estrutural", aponta. 

A Infraestruturas de Portugal afirma ainda que está a estudar a pintura geral da ponte, para garantir “a preservação e a durabilidade da infraestrutura.  

“A Ponte 25 de Abril, para além de ser uma obra de arte emblemática, continua a garantir a travessia do Tejo a milhares de pessoas todos os dias em condições de segurança, conclui.

Últimas