Os estudantes recenseados em um município, mas que frequentam estabelecimentos de ensino em outros distritos, regiões autónomas ou ilhas, devem solicitar até o dia 22 de setembro a documentação necessária para votar antecipadamente nestas eleições autárquicas.
Como fazer para votar antecipadamente?
Os estudantes devem fazer o pedido ao Presidente da Câmara do município onde estão recenseados, utilizando meios eletrónicos ou por via postal. O requerimento deve incluir:
- Cópia do documento de identificação civil (cartão de cidadão ou bilhete de identidade);
- Declaração do estabelecimento de ensino que comprove a sua admissão ou frequência.
Após o pedido, o Presidente da Câmara tem até o dia 25 de setembro para enviar, por correio registado, a documentação para votar e devolver os documentos que acompanharam o pedido.
Entre 29 de setembro e 2 de outubro, os estudantes poderão exercer o seu direito de voto diretamente nos estabelecimentos de ensino onde estão matriculados.
Após o voto, será entregue um documento comprovativo da participação eleitoral.
Como confirmar a inscrição no recenseamento eleitoral?
- Via Internet: www.recenseamento.pt
- Por SMS (gratuito): Enviar a mensagem "RE (espaço) número de BI/CC (espaço) data de nascimento (aaaammdd)" para o número 3838
- Na Junta de Freguesia do local de residência