País

À segunda, foi de vez: Chega elege vice-presidente e vice-secretário da Mesa da AR

Os deputados do Chega tinham falhado a primeira eleição, por não reunirem votos suficientes. Desta vez, não houve incidentes e Diogo Pacheco de Amorim, assim como Filipe Melo, foram eleitos.

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Rita Carvalho Pereira

Os nomes dos candidatos do Chega a vice-presidente da Assembleia da República e a vice-secretário da Mesa da Assembleia da República foram, esta terça-feira, aprovados. 

O Parlamento repetiu, esta manhã, a eleição, depois de, na votação anterior, os nomes de Diogo Pacheco de Amorim e Filipe Melo, ambos deputados do Chega, não terem reunido votos suficientes para serem eleitos. 

Os resultados foram anunciados em plenário ao início da tarde, após a primeira sessão de debate do programa do Governo no Parlamento. 

Diogo Pacheco de Amorim reuniu 145 votos a favor, 72 brancos e 12 nulos. Já Filipe Melo teve 126 votos a favor, 91 brancos e 12 nulos. Inicialmente tinha sido divulgado um número de votos diferente, mas a contagem foi corrigida, mais tarde, pela Mesa da Assembleia da República.

Os deputados do Chega tinham falhado a primeira eleição, por não reunirem votos suficientes. O caso levou até a uma troca de argumentos entre Chega e PSD, que teriam acordado votar a favor dos nomes propostos. Desta vez, não houve incidentes e os deputados do Chega foram eleitos. 

Assim, Diogo Pacheco de Amorim assume as funções de vice-presidente da Assembleia da República e Filipe Melo as de vice-secretário da Mesa.  

[Notícia atualizada às 15h55]

Últimas