País

Gastos com cirurgias extra aumentaram mais de 50% em vários hospitais de Lisboa

Numa semana marcada por vários casos de cirurgias, relizadas fora escala de serviço, que renderam milhares de euros extra aos médicos que as realizaram.

Canva

SIC Notícias

Em dois anos, os gastos com cirurgias extra aumentaram mais de 50% em vários hospitais de Lisboa. As contas são divulgadas, este sábado, pelo jornal online Observador.

No caso da Unidade Local de Saúde (ULS) de São José, a despesa duplicou desde 2022. No ano passado, estas cirurgias custaram mais de 13 milhões de euros.

Na ULS de Santa Maria, onde está integrado o maior hospital do país, os gastos subiram 50%. Em 2024, o valor da fatura foi cerca de 14 milhões de euros. Sendo que, a grande fatia deste aumento aconteceu enquanto Ana Paula Martins, atual ministra da saúde, era presidente do Conselho de Administração.

Esta tendência também se verificou noutros hospitais do país, como é o caso da ULS do Algarve.

No total, e ainda de acordo com as contas do jornal Observador, no ano passado, de Norte a Sul do país, as cirurgias adicionais custaram 40 milhões de euros.

Últimas