A depressão Martinho causou estragos nos campos de produção de morangos na região Oeste. A força do vento e a chuva intensa destruíram as estufas, inundaram terrenos e comprometeram toda a produção.
“Os estragos são avultados. É infraestruturas, plástico, perdas de produção, fruta danifica… estivemos ontem a fazer uma contabilização geral para dar alguns dados geral à CCDR e pensemos que os prejuízos excedem os 500 mil euros”, explica André Roque, produtor de morangos.
O Ministro da Agricultura deslocou-se na quinta-feira até ao concelho de Torres Vedras para analisar os estragos e ouvir as preocupações dos produtores.
“Nós teremos um apoio naquelas explorações que tiverem perdas acima de 30% em termos de prejuízo quer para a reposição do material, quer também para o rendimento. No que diz respeito ao apoio para as explorações tem vários escalões. Até aos cinco mil euros é 100% do apoio, dos 5 aos 50 mil é 85% e dos 50 aos 400 mil é de 50%. No apoio ao rendimento, o máximo por beneficiário é de 42 mil euros”, anuncia José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura.
Até ao momento, já foram contabilizados prejuízos de 2,5 milhões de euros na região Oeste. Os agricultores pedem agora apoios urgentes ao Governo. O levantamento dos estragos no setor agrícola está a ser efetuado pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais.
O Ministro da Agricultura garantiu que, após serem contabilizados os prejuízos, vão analisar se serão necessários auxílios de Estado ou alguma linha de crédito para apoiar os agricultores que não chegam aos 30% de prejuízos.
A abertura dos avisos para as candidaturas deverá acontecer entre uma a duas semanas.