A GNR realiza em todo o país um conjunto de iniciativas para alertar a população para a defesa da floresta na prevenção dos incêndios florestais. As ações de sensibilização surgem no âmbito do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se assinala na sexta-feira.
Esta manhã decorreu uma caminhada no Fundão. O grupo é formado por militares da GNR em representação de todos os postos do distrito de Castelo Branco. Juntam-se para uma ação de sensibilização em defesa do ambiente.
Antes da caminhada, foi realizada a plantação de uma árvore numa das zonas de lazer da cidade do Fundão. O gesto simbólico serviu de ponto de partida para uma caminhada de 10 quilómetros com o pretexto de relembrar as boas práticas na defesa da floresta.
A caminho da primavera e com preocupações acrescidas na época de verão com o aumento do risco de incêndio, iniciativas como esta fazem sentido quando os números mostram que as chamadas de atenção à população têm dado resultado.
Este ano, e no que diz respeito apenas ao distrito de Castelo Branco, já foram sinalizados 600 locais e alertados os proprietários para que procedam à limpeza dos terrenos.
O trabalho da GNR está focado na sensibilização para prevenir males maiores quando chegarem as temperaturas mais altas.