País

Hospitais com prejuízos superiores a 1.500 milhões de euros no ano passado

As unidades locais de saúde do Norte foram as mais afetadas, registando perdas operacionais de 560 milhões de euros, seguidas por Lisboa e Vale do Tejo com 533 milhões.

Chokchai Silarug

SIC Notícias

As 39 unidades locais de saúde (ULS) de Portugal terminaram 2024 com prejuízos operacionais que ultrapassaram os 1.500 milhões de euros, de acordo com o Jornal de Notícias (JN), que cita dados divulgados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Os resultados operacionais negativos de 1.533 milhões de euros refletem "a falta de eficiência e o crónico subfinanciamento do SNS", lê-se no jornal.

As unidades locais de saúde do Norte foram as mais afetadas, registando perdas operacionais de 560 milhões de euros, seguidas por Lisboa e Vale do Tejo com 533 milhões. O Centro somou 287 milhões em perdas, enquanto o Alentejo e o Algarve acumularam prejuízos de 82 milhões e 71 milhões de euros, respetivamente.

De acordo com o JN, os valores de 2024 não são comparáveis com 2023, uma vez que nesse ano foram registadas apenas as contas dos hospitais.

As ULS juntam hospitais, centros de saúde e os três institutos de oncologia (IPO).




Últimas