País

Provas-ensaio vão testar formato digital nas escolas

A partir desta segunda-feira, os alunos do 4.º, 6.º e 9.º anos vão realizar provas-ensaio para testar o formato digital e identificar eventuais falhas antes das provas finais de 3.º ciclo e das provas Monitorização da Aprendizagem (ModA) em maio e junho.

Diana Pinheiro

Começam esta segunda-feira as provas-ensaio para testar o formato digital, nas escolas, e identificar possíveis falhas antes das provas que vão decorrer no final do ano-letivo. O Governo acredita que estão reunidas todas as condições, opinião diferente dos diretores das escolas.

Provas digitais que podem contar para a nota começam amanhã sob aviso de greves

São o ponto de partida para as provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA), destinadas aos alunos do 4.º e 6.º anos, e para as provas finais que os estudantes do 9.º ano vão realizar em junho.

Ao longo de todo o mês, o formato digital vai ser testado nas escolas.

Escolas têm "todas as condições reunidas" para a realização de provas digitais

O Governo pretende ainda afinar a estratégia para no futuro responder às necessidades das escolas. Desde novembro do ano passado distribuiu 10 milhões de euros pelos estabelecimentos de ensino para comprarem novos equipamentos tecnológicos.

A mesma confiança não têm os diretores das escolas, que nas últimas semanas trataram de toda a preparação das provas-ensaio.

O presidente do conselho das escolas recebeu vários relatos sobre os constrangimentos que permanecem nas escolas. As dificuldades vão além da falta de equipamentos.

Ainda antes de começarem, as provas ensaio geraram contestação no setor por causa da bolsa solidária de professores classificadores determinada pela tutela. Entendem os docentes que a correção destas avaliações deve ser paga por se tratar de trabalho extra. Por isso, foram convocadas duas greves: uma à realização das provas e outra à correção das mesmas.

Últimas