Em entrevista ao jornal Expresso, Pedro Nuno Santos apontou erros nas decisões do partido e do Governo de Costa em relação à imigração, nomeadamente na questão da manifestação de interesse, mecanismo que não pretende recuperar.
Declarações que geraram polémica e que o secretário-geral do PS veio rapidamente esclarecer, acrescentando que foi feito o “melhor que era possível”.
Na antena da SIC Notícias, Gonçalo Ribeiro Telles considera que Pedro Nuno foi “bastante injusto” ao dizer que o anterior Governo falhou, até porque, se fosse primeiro-ministro, Pedro Nuno não “faria melhor”.
“Duvido que Pedro Nuno Santos como primeiro-ministro fizesse melhor. (...) Poderia ter sido mais inteligente e ter dito que a manifestação de interesse fez sentido em determinado contexto, deixou de o fazer e que acompanha essa linha.”
O comentador SIC considera ainda lamentável Pedro Nuno ter dito que os imigrantes “têm que respeitar a cultura e modo de vida português”, uma frase que considera “extremamente infeliz e até perigosa”.
“O que os imigrantes têm que fazer é respeitar a lei. (...) Chama-se populismo, mas não acho que tenha sido intencional, foi um descuido. [Pedro Nuno Santos] é um político experiente, mas às vezes não pensa bem no que diz”, sublinha Gonçalo Ribeiro Telles.