País

Alentejo é uma das zonas mais afetadas pela falta de professores

O Alentejo é uma das zonas do país com mais falta de professores. O distrito de Beja é o que regista a situação mais crítica da zona, com 51 docentes em falta.

Daniela Alves

José Ribeiro

O Alentejo é uma das zonas mais afetadas pela falta de professores. Ainda que Évora a situação não seja tão preocupante, com apenas 17 docentes em falta, mais a sul, em Beja, o problema é maior.

"Existe falta de professores no distrito de Évora, mas o distrito de Beja ganha pontos pela negativa. Temos uma falta de professores muito superior à de Évora. Cerca de 51 professores pelo menos até ao momento”, explica Josefa Lopes, da Federação Nacional da Educação (FNE). 

Números que podem mudar dentro de poucos dias, como explica Josefa Lopes: “agora começam a sair as reservas de recrutamento todas as semanas, já saiu a primeira,  até ao final do ano irá sempre sair o resultado de mais uma reserva de recrutamento”. 

As razões estão identificadas. A baixa atratividade da profissão e os valores das rendas das casas estão na origem do problema. 

“Os fatores são vários, primeiro a profissão tornou-se menos atrativa, os quilómetros que diariamente os professores têm de fazer pesam no cansaço, pesam no bolso, muitos terem de arranjar um segundo alojamento, as rendas das casas estão insuportáveis no nosso país”, relata Josefa Lopes 

Para os sindicatos, a solução passa por tornar a profissão mais atrativa, com vencimentos mais altos e mais medidas de apoio a alojamento para os professores deslocados.

Últimas