País

Luís Montenegro felicita novo primeiro-ministro do Reino Unido e deixa garantia

O chefe do Executivo português garantiu que Keir Starmer "pode contar com o compromisso de Portugal para fortalecer os laços profundos e dinâmicos" entre os dois Estados.

HUGO DELGADO

SIC Notícias

O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, felicitou o homólogo britânico, Keir Starmer, após a vitória por maioria absoluta do Partido Trabalhista nas eleições legislativas britânicas realizadas na quinta-feira, mas cujos resultados foram apenas conhecidos durante a madrugada desta sexta-feira.

Numa breve mensagem divulgada na rede social X, o chefe de Estado garantiu que o novo primeiro-ministro do Reino Unido "pode contar com o compromisso de Portugal para fortalecer os laços profundos e dinâmicos entre os nossos países", bem como para "projetar no futuro a aliança mais duradoura do mundo", referindo-se ao Tratado de Windsor, assinado entre as duas nações a 9 de maio de 1386.

O trabalhista Keir Starmer venceu as eleições de quinta-feira no Reino Unido com uma ampla maioria, o que permite ao Partido Trabalhista regressar ao poder após 14 anos na oposição.

Quando faltava contabilizar apenas dois dos 650 lugares do Parlamento britânico, o partido Trabalhista já tinha garantido 412, enquanto os conservadores não ultrapassavam os 212.

Últimas