A povoação alentejana de Brinches, no concelho de Serpa, registou esta sexta-feira inundações, na sequência de chuva forte. Nas redes sociais, foram partilhadas imagens. Para este sábado ainda se prevê precipitação pelo país, mas com menor intensidade.
A Meteo Trás os Montes, uma página conhecida por divulgar informação meteorológica, descreveu o cenário como "muito complicado" esta tarde com "inundações graves".
"Segundo a estação local (Meteo Alentejo) acumularam-se em poucas horas 140 litros por m2!", lêu-se na publicação.
Duas horas mais tarde, foi partilhado este vídeo no X, antigo Twitter: um autêntico "mar de lama".
Um utilizador do Facebook publicou vários vídeos esta sexta-feira à tarde em Brinches, em que se vê uma fila de carros no meio de cheias e as autoridades presentes no local. Já uma mulher adiantou que não era possível circular porque "está tudo debaixo de água", com viaturas arrastadas.
A Meteo Alentejo informou que a houve uma acumulação de precipitação de "147 mm em cerca de 1:30".
Alguns objetos foram arrastados, como cadeiras, vasos, chapéus de sol, como se pode ver em imagens divulgadas já esta noite pela Meteo Trás os Montes.
Em Chaves, "choveu torrencialmente". Em Sabrosa, registaram-se cheias.
Em Lamego, por volta das 16:30, havia inundações em vários locais, de acordo com os Bombeiros Voluntários.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um "desagravamento significativo das condições de instabilidade" no sábado. Ainda vai chover, sobretudo nas regiões Norte e Centro, mas com "menor intensidade" que nos dias anteriores.
Após uma descida da temperatura, a partir de dia 30, domingo, as temperaturas começam a subir gradualmente.