País

Semana arranca com máximas de 37 graus, mas vai ter vento e chuva

Quinta e sexta-feira serão os dias de maior instabilidade atmosférica. Nestes dias, é provável que os aguaceiros sejam fortes e generalizados em grande parte das regiões norte e centro de Portugal continental, podendo inclusive chegar a parte do Alentejo.

Vento
Canva

Verónica Moreira

A última semana do mês arranca com sol na generalidade do território continental. Porém, prevê-se alguma precipitação e vento fraco a moderado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê para esta segunda-feira "céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade na faixa costeira ocidental, em especial até ao final da manhã, e tornando-se muito nublado no litoral Norte e Centro a partir do final da tarde".

Esta segunda-feira, os termómetros deverão chegar aos 37 graus e durante a tarde, espera-se um "aumento temporário de nebulosidade no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada".

Está previsto também o vento soprar "fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, sendo de norte/noroeste na faixa costeira ocidental, tornando-se de oeste/noroeste a partir da tarde, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas do Norte e Centro até ao meio da manhã e na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro".

Além disso, o IPMA prevê uma "pequena subida da temperatura mínima no interior" e uma "descida de temperatura no Algarve, em especial da máxima".

As mínimas vão oscilar entre os 22 graus, em Faro, e os 15 graus, em Bragança, Guarda, Aveiro e Leiria. Enquanto as máximas vão variar entre os 37 graus, em Beja e Évora, e os 22 graus, em Aveiro.

Nas ilhas, tanto nos Açores como da Madeira esperam-se períodos de aguaceiros e alguns períodos de céu nublado.

Quinta e sexta-feira serão os dias de maior instabilidade atmosférica

Na terça-feira, a nebulosidade irá aumentar sobretudo nas regiões do litoral a norte do Cabo Raso, havendo a possibilidade de chuva fraca ou chuvisco nestas mesmas regiões.

Para quarta-feira está previsto um dia de tempo variável, com aguaceiros prováveis no interior das regiões norte e centro de Portugal continental, especialmente durante o período da tarde.

Na quinta e na sexta-feira está previsto uma grande instabilidade atmosférica. Nestes dias, é provável que os aguaceiros sejam fortes e generalizados em grande parte das regiões norte e centro de Portugal continental, podendo inclusive chegar a parte do Alentejo.

No arquipélago da Madeira são esperados aguaceiros, especialmente no norte do Funchal, a partir da madrugada de quarta-feira pelo menos até sábado.

Últimas