O ano letivo termina esta sexta-feira para a maioria dos alunos. É um momento de celebração para milhares de estudantes, mas de preocupação para os professores, que temem que os problemas continuem no próximo ano.
São milhares de alunos em todo o país. Para o 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos, termina mais um ano letivo.
Em Carnaxide, na escola básica Vieira da Silva, já se antecipa o próximo ano: metade do corpo docente desta escola não está efetivo e deverá ter de ser substituído.
No 3.º período, mais de 32 mil alunos não tiveram professor a uma disciplina.
O Governo chegou a acordo com a maioria dos sindicatos do setor para responder às reivindicações do setor. A expectativa é de que o trajeto de diálogo continue.
"Houve alguns problemas na colocação dos professores, principalmente no primeiro período. O agrupamento, neste momento, tem muitos professores colocados da região Norte e temos sempre problema com os preços da habitação", refere António Seixas, diretor deste agrupamento de escolas de Carnaxide.
Chegado o tempo de férias, ele ainda não é para todos. Aos alunos do 9.º ano ainda falta a segunda fase das provas finais. Os estudantes do 11.º e 12.º anos iniciam agora os exames nacionais.