A Proteção Civil desmobilizou os meios de socorro da zona de Castro Daire, distrito de Viseu, onde houve relatos de uma “possível queda de meteorito”. À SIC Notícias, esta manhã, a Proteção Civil não confirmou a realização de novas buscas, embora tenha admitido essa hipótese durante a madrugada.
"É possível que uma parte desse meteoro, um fragmento rochoso desse meteoro tenha atingido a superfície, agora a dúvida é que não sabemos se foi realmente nessa zona (Castro Daire) ou não", diz José Augusto Matos.
O astrónomo esclarece que meteoro é o que se observa e que foi possível gravar e meteorito é o que terá chegado à superfície terrestre.
Admitindo a hipótese de que tenha caído na Serra de Montemuro, José Augusto Matos diz: “Não é fácil no meio da serra dar com ele. Podemos estar a falar de um pequeno fragmento de 1 ou 2 quilos, no meio de toda aquela área, não será fácil encontrar o fragmento em questão, até porque ao bater faz sempre uma pequena cratera, mas estamos a falar de uma coisa diminuta e, portanto, não é fácil no meio da serra. Só se houver algum pastor que dê com ele”.