Os problemas associados à Agência para a Integração, Migração e Asilo (AIMA) motivaram mais de mil reclamações no Portal da Queixa desde o fim do SEF.
Segundo a plataforma online de comunicação entre consumidores e marcas, mais de metade das reclamações (56.2%) diz respeito a demora na obtenção dos documentos.
Já os problemas com a entrega de documentos, inclusive relato de extravios, motivam 14.1% das participações, enquanto as dificuldades de contacto com o organismo deram origem a 13.3% das queixas.
Das 34 lojas da AIMA no país, 29 foram citadas nas reclamações. Os mais visados foram os balcões de Lisboa, seguidos de Setúbal, Coimbra, Porto e Alverca.
Entre os estrangeiros que escolheram esta plataforma para apresentar a sua reclamação, 49% são de nacionalidade brasileira. Seguem-se os imigrantes dos Estados Unidos (11%) e da Índia (7%).
Nos últimos dias, a plataforma registou “uma subida abrupta do volume de reclamações dirigidas à AIMA”, refere o Portal da Queixa num comunicado enviado às redações.
Desde que a AIMA substituiu o SEF, em outubro de 2023, foram registadas 1111 reclamações. O mês passado registou o maior volume de reclamações até ao momento (197) e maio já contabiliza 107 queixas.