País

MP investiga concursos do Governo da Madeira durante presidência de Alberto João Jardim

O Expresso escreve que estão sob suspeita vários concursos públicos que levaram a empreitadas de consórcios externos ao grupo AFA, entre 2014 e 2015.

GREGÓRIO CUNHA

SIC Notícias

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a unidade anti-corrupção da Polícia Judiciária estão a investigar, pelo menos, 10 concursos abertos pelo Governo da Madeira ao grupo AFA, de construção civil, anteriores à presidência de Miguel Albuquerque

O jornal Expresso apurou que o Ministério Público suspeita que alguns dos concursos foram abertos quando Pedro Calado - autarca do Funchal que já apresentou demissão e que se encontra detido – ainda pertencia aos altos quadros do grupo AFA.

Pedro Calado ingressou no grupo AFA em 2014

Em 2014, Pedro Calado ingressou no grupo de construção civil, depois de ter sido vice-presidente da Câmara do Funchal, em 2012, mas em 2017 iniciou funções na vice-presidência do Governo Regional da Madeira. Desde 2021 que ocupava o cargo de presidente do Funchal.

Agora, o Expresso escreve que sob suspeita estão os concursos públicos que levaram a várias empreitadas de consórcios externos ao grupo AFA, entre 2014 e 2015.

2015 foi também o ano em que Miguel Albuquerque assumiu a presidência do Governo Regional da Madeira. Após ter tomado posse ter-se-ão realizado diversas adjudicações de obras públicas, tendo sido selecionados como candidatos vencedores alguns consórcios externos em que estavam sociedades do grupo AFA.

Alguns exemplos foram os concursos para a reconstrução de passeios para o acesso à Praia do Funchal, a reconstrução de troços de duas estradas regionais e de um troço urbano ou ainda a construção de taludes e de muros em vários locais da ilha da Madeira.

Miguel Albuquerque foi constituído arguido na sequência de uma investigação por suspeitas de corrupção, que levou à detenção do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, e de dois empresários ligados aos setores da construção civil e do turismo, Avelino Farinha e Custódio Correia.

Últimas