País

Tempos de espera reduzidos nas urgências hospitalares

No maior hospital do país, hospital de Santa Maria, o tempo de espera na manhã desta segunda-feira é de três horas para os doentes urgentes. No hospital de Penafiel, um dos mais pressionados na semana passada, a situação já está normalizada.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS / LUSA

SIC Notícias

Após duas semanas com tempos de espera elevados nas urgências do país, a situação está esta segunda-feira mais calma. No hospital de Santa Maria, em Lisboa, o tempo médio de espera para doentes urgentes situa-se nas três horas, ultrapassando ligeiramente as quatro horas para doentes com pulseira verde.

Também no hospital Amadora-Sintra um doente com pulseira amarela tem estas segunda-feira de esperar cerca de quatro horas, segundo indica o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Tempos muito inferiores aos registados este domingo, em que o tempo de espera chegou a ultrapassar as 20 horas.

No hospital de Penafiel, um dos mais pressionados na semana passada, a situação já está normalizada.

Espera-se pico de gripe esta semana

Apesar da diminuição dos tempos de espera, o pico da gripe deverá ser atingido esta semana.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) diz que a mortalidade deverá continuar a subir até ao final do mês.

Perante a vaga de frio prevista para os próximos dias, o número de casos de doenças respiratórias pode subir, motivo que leva a DGS a admitir que a mortalidade pode continuar a subir até ao final do mês.

Em relação à vacinação contra o vírus da gripe, que a DGS admite ser inferior à época anterior, situa-se próxima do melhor cenário definido para a Campanha Outono-Inverno 2023, com 2,5 milhões de pessoas vacinadas.

[Atualizada às 11:20]

Últimas