Os casos de Gripe A estão a aumentar e a pressionar ainda mais as urgências. No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, os doentes chegam a esperar oito horas na urgência geral. Um responsável do maior hospital do país avisa que a situação é difícil e que os recursos são limitados.
A pulseira verde foi colocada a Paula Gonçalves e à filha pouco depois da meia-noite. Às 10:00 ainda não tinham sido atendidas. Na manhã desta quarta-feira, o tempo médio de espera na urgência geral ultrapassou as oito horas.
Esta terça-feira, a urgência geral do hospital de Santa Maria recebeu 450 pessoas, o que representa uma afluência acima do normal motivada, sobre tudo pelos vírus respiratórios. A procura das urgências do Hospital de Santa Maria tem aumentado nas últimas semanas, mas, por enquanto, a resposta está garantida.
Os médicos pedem às pessoas para se protegerem dos vírus até porque a pior fase pode ainda não terá chegado. Este aumento de afluência acontece numa altura em que há 38 serviços de urgência com constrangimentos – muitos na região de Lisboa e Vale do Tejo, que têm como alternativa o Hospital de Santa Maria.